Thursday, May 28, 2009

O rádio e a vitrola.

Chove lá fora...
Sigo ouvindo a 103,2 fm. A única rádio que toca música gospel entre as seculares aqui em Sydney. Agora a pouco tocou "Blessed" da Hillsong.




O rádio sempre caminhou comigo desde a infância.

Minha mãe e principalmente o meu pai sempre estavam sintonizados durante o dia.
Uma hora ouvindo notícias, outra hora ouvindo músicas.

A Taty vai entender com detalhe porque não consigo dormir sem ouvir rádio.

Pela manhã assim que o Ze Bétio dizia "gente... olha a hora, olha a hora, gente..." meu pai já estava de pé ás cinco da matina pronto pra ir ao trabalho.

Logo mais se ouvia a canção... "vambora, vambora, olha a hora vambora..." era hora de me levantar com muita dificuldade para ir á escola.

Voltava da escola, tirava o meu aventalzinho branco, comia alguma coisa e enquanto no quarto eu fazia a lição, lá na sala estava a minha mãe encerando o chão com o vermelão e o rádio ligado nas ondas curtas ou ondas médias do programa "Desperta Brasil - A voz da libertação" (...tá na hora de orar e Jesus vai libertar todo aquele que Nele crêr...) com o Pr. Manoel de Melo, pai do Pr. Paulo Lutero de Melo da igreja O Brasil para Cristo.

Na Copa do Mundo de 1986 inventaram o rádio "Orelhinha". Meu Deus como eu queria aquilo! Era um rádio movido a pilha de relógio que era colocado num dos ouvidos. Era coqueluche!

Chegava o fim de semana e não sei dizer se era assim em outros lugares, mas no meu bairro a galera colocava o auto-falante das vitrolas nas janelas, enquanto o disco rodava lá dentro das casas.
Tocava-se muito Marvin Gaye, Stevie Wonder, Manhatans, Luther Vandross, Dione Warwick, Aretha Franklin, KC & The Sunshine Band, Earth, Wind & Fire, Jackson Five... época da black music.

Ruim era quando a pessoa não percebia que uma parte do disco estava riscado e ficava repetindo aquela parte um tempão. Mas logo se ouvia o grito nervoso de algum vizinho incomodado com o som!


Ta pensando o que?!
A minha mãe também deixava a dela!
Aproveitava quando não tinha ninguém com o som na janela para logo colocar a nossa poderosa vitrola DELTA!

Uma vitrola azul portátil que quando fechada se transforma numa maleta.

Repertório da dona Valdira: O sangue de Jesus tem poder (só retetéu), Voz da verdade, Testemunhos do David Miranda (conte a benção irmã!), Grupo Novo Alvorecer, Grupo Logos, Vencedores por Cristo, Djanir e sua guitarra (esse era bom), Oséias de Paula (eram cem ovelhas...), Luíz de Carvalho, Denise, Mara Dalila e Jorge Araújo, Grupo Som Maior e outros.


Essa atitude sempre rendia algum fruto, pois em várias ocasiões as pessoas vinham até a nossa casa ou na rua pedindo alguma ajuda espiritual pois sabiam que ali moravam servos de Deus.

Hoje vivemos na época dos "IPODs", Mp3...
Já não vemos mais o "cebolão" nas prateleiras.

Mas sempre existirá um meio ou uma oportunidade para falarmos do amor de Deus.

Em tempo e em fora de tempo!

As janelas ainda são as mesmas, seja no som do teu carro, na tua casa, no seu celular e a rádio que você ouve. Basta estar sintonizado diariamente na mesma frequência do céu!

E logo alguém vai te perguntar... que som é esse???



Até a próxima!


"Para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós..."
2 Coríntios 10:16


Poema musical:
I love you god - The Katinas (Album Lifestyle A Worship Experience)
Mensagem da cruz - Luíz de Carvalho (Album Meus hinos Queridos 3)

No comments:

Post a Comment